(Quase) Tudo sobre o Bepantol®

Mais um trabalho em conjunto com a Priscila Rezende. Ela esclarece muito bem as propriedades e os usos do Bepantol®, medicamento da Bayer, que contém dexpantenol (ou d-pantenol) como princípio ativo.

Bepantol®

Composição da pomada: o dexpantenol (ou D-pantenol) é a forma alcoólica do isômero do ácido pantotênico e pertencente ao grupo das vitaminas hidrossolúveis, mais especificamente do complexo B. Foi desenvolvido especialmente para uso tópico. Várias pesquisas indicam que a forma alcoólica do dexpantenol é absorvido mais facilmente na pele, cabelo e unhas das mãos. O dexpantenol é convertido em ácido pantotênico (vitamina B5), trabalhando como um constituinte da coenzima A que está presente em todos os tecidos vivos. Obviamente, o metabolismo da coenzima A é muito alto, fazendo com que lesões ou outros traumas possam causar a deficiência dessa coenzima no local da lesão.

Eficácia cosmética: O dexpantenol é conhecido como um ingrediente multi-ativo devido às suas propriedades físico-químicas, tais como: penetração relativamente profunda na pele, oclusão e/ou retenção de água na pele (o que promove uma maior hidratação), quando metabolizado em ácido pantotênico na pele e no cabelo. As ações cosmetológicas do dexpantenol são baseadas nos seguintes elementos: regeneração celular, aceleração da epitelização e granulação após queimaduras, eczemas ulcerativas, radioterapia e cirurgias plásticas, estimulação da pigmentação, melhoria na atividade mitótica (regeneração celular), diminuição nos sintomas de inflamações, alívio de irritações, fortalecimento das raízes e dos fios capilares, entre outros.
De acordo com normas internacionais, concentrações máximas de dexpantenol necessárias para cada tipo de produto são:

Indicações do Bepantol® (retiradas do site do fabricante):

  • prevenção e tratamento da dermatite de fraldas (assaduras);
  • prevenção e tratamento das fissuras (rachaduras) de pele e mucosas (mamilos, lábios e região anal);
  • feridas (ferimentos leves e escoriações);
  • escaras

Conclusões:

  • Ficou mais que explícito que o dexpantenol é indicado para rachaduras da pele e mucosas, ou seja, pode muito bem ser usado para lábios rachados e ressecados. Adicionando-se à esta a propriedade de acelerar a epitelização (formação do epitélio), é um ótimo hidratante para os pés.
  • Apesar da substância promover a fortificação das raízes capilares, acho muito improvável que a concentração de dexpantenol no produto seja o suficiente para fazer crescer cabelo, cílios ou sobrancelhas, mas acredito no efeito cosmético (embelezador) do produto nos fios. Ele não faz crescer cabelo porque não estimula o folículo piloso – mas ele fortalece os novos fios.
  • Quase todos pill food, que são suplementos vitamínicos manipulados ou industrializados para o fortalecimento das unhas e cabelos contém ácido pantotênico. O Pantogar®, por exemplo, possui 60mg de ácido pantotênico por cápsula.
  • Quanto às olheiras, não tem comprovação científica, já que as causas do problema são a hiperpigmentação, hipercirculação sanguínea ou aquelas coisas feias que fazemos: não dormir direito, beber, fumar, estressar, etc. O produto pode no máximo dar uma hidratada na área, mas não é recomendado já que a área é muito sensível, tanto que existem produtos para o rosto e para a área dos olhos. Acho que essa história se disseminou porque muitas modelos propagam pelos 4 cantos do mundo que dormem com a cara besuntada de Hipoglós ® (que não tem nada a ver com Bepantol®), porque se maquiam muito e todos os dias, deixando a pele avermelhada e irritada.
  • Eu, Priscilla, acho o Bepantol® o melhor produto para os lábios, já que é baratinho e cumpre muito bem sua função. E não faz mal nenhum à minha saúde. Também passo a pomada nos pés, depois do banho. Uso o líquido no cabelo e depois de depilar. Isso tudo tem embasamento científico.
  • Nunca usaria nos cílios e como já disse, não acredito que faça nascer sobrancelha e nem cabelo (se fosse assim ninguém reclamava de sobrancelha rala, de cílios curtos e nem de pouco cabelo).
  • Todo produto tem sua indicação. Para fissuras e epitelização, coceiras e rachadura, a própria Bayer®, que produz o Bepantol®, recomenda. Em casas de cabeleireiros há o dexpantenol líquido à venda, para hidratação do cabelo.
  • Já que ele é indicado para coceiras e escoriações leves, pode muito bem ser usado no pós-barba e pós-depilação,  MAS é importante ressaltar que ele não fará muita diferença se a causa do problema não for tratada quem tiver algum tipo de foliculite ou alergia, por ex.). Por isso é importante sempre conversar com o dermatologista.
  • Meu parecer contrário é quanto ao uso no “tratamento” de olheiras e a aplicação nos cílios e sobrancelhas.
  • Adendo do Gustavo (que eu não sabia!): A deficiência de ácido pantotênico está relacionada ao aparecimento de cabelos brancos, então pode ser que o uso de pantenol (principalmente a ingestão de alimentos que o contenham) ajude a retardar seu inevitável aparecimento.

10 COMENTÁRIOS

  1. Acho bom deixar claro que como todo medicamento tb pode causar alergia.. eu mesmo tenho alergia do bepantol nos lábios.. minha boca arde, incha e fica avermelhada qdo aplico o produto nos lábios.. então testem antes de usar e observem as reações adversas.

  2. Gostei bastante do post, já tinha lido em outros blogs algo parecido, mas gostaria de compartilhar a minha experiencia…
    No meio do ano por recomendações médicas usei uma quantidade "generosa" de corticóides e antibióticos, o que ocasionou muitos efeitos colaterais, entre eles queda de cabelo, perda dos pêlos da sobrancelha e quebra dos cílios (meus cílios perderam metade do tamanho de fracos que estavam), aí resolvi testar o bepantol líquido. Esvaziei um potinho de rímel, lavei bem e enchi com o liquido, uso (ainda uso) duas vezes ao dia, minha sobrancelha voltou a ficar mais cheinha, e meus cilios começaram a parar de quebrar, inclusive na sobrancelha onde tenho umas falhinhas naturais vejo nascer uns pelinhos bem discretinhos, depois dessa experiencia aprovo o bepantol para cílios e sobrancelha! mas cada um é cada um né?!
    beijokas

  3. Rosiane e "…" é importante relembrar que nós do Cosmética em Foco somos contra práticas e terapias caseiras que possam colocar a saúde em risco. É sempre importante ter aconselhamento médico para usar quaisquer produtos, por isso não indicamos o uso específico de nenhum produto sem o conhecimento de seu médico.
    Também não recomendamos reutilizar embalagem de produto que não tenha refil próprio do mesmo fabricante, como a Rosiane citou. Lavar um frasco de máscara para reutilizar, por exemplo, não é indicado. Também não recomendamos a aplicaçao de qualquer produto na área dos olhos que não seja específico para esse fim e que não tenha registro na Anvisa. Igualmente, não há comprovação científica de que o dexpantenol auxilie no crescimento de cabelos.

  4. Adorei Gustavo!
    O d-pantenol também é muito usual em cutículas. Assim, elas ficar mais hidratadas e com uma melhor aparência. Substitui cremes para “afinar a cutícula”, que nada mais são que hidratantes com cera.
    Beijos
    Priscila A.

Comments are closed.