Filtros UV em produtos para os cabelos

No último dia 8 de novembro, a Academia Americana de Dermatologia ressaltou a importância de se proteger o cabelo contra os danos causados pelos raios UV, especialmente após aplicação de coloração.

Além disso, produtos para cuidados com os cabelos com proteção UV são particularmente úteis para indivíduos que têm os cabelos tingidos, já que a radiação UV pode desbotar a cor. Muitos sprays para cabelo e condicionadores podem ajudar na prevenção da desnaturação proteica devido a exposição ao sol.

A radiação UV acelera os processos de envelhecimento e afinamento nos folículos pilosos. Em posse desse conhecimento, muitas empresas lançaram produtos que reduzem o dano UV, com apelos de tratamento antienvelhecimento (angi-aging) para os cabelos. Estes produtos são compostos por diferentes ativos que agem de maneiras igualmente distintas:

  • Estimulando os folículos para tornar a haste do pelo mais espessa, forte e longa, dando a impressão de cabelos mais jovens;
  • Protegendo os cabelos dos efeitos da luz UV por meio de ação antioxidante catalítica;
  • Reparando o dano UV após a exposição com a renovação dos fios, por meio da incorporação de antioxidantes e ácidos graxos essenciais no produto para criar uma barreira natural que recupera o brilho dos cabelos após exposição prolongada ao sol.

Produtos cada vez mais especializados podem representar, em futuro próximo, uma micro-segmentação no setor de cuidados com os cabelos. Uma alternativa para as empresas se sobressaírem competitivamente em um mercado saturado.

Além do mais, os avanços tecnológicos dos silicones permitiu revoluções nos condicionadores capilares, resultando em produtos que fecham as cutículas, reparam temporariamente as pontas duplas, facilitam o pentear, reduzem a fragilidade e aumentam a capacidade do cabelo reter a coloração.

Opinião do autor: Muitas novidades estão por vir no mercado de cuidados com os cabelos. É um mercado que estagnou nos EUA e Europa e as indústrias investem cada vez mais em desenvolvimento para sobressaírem-se nesse mercado e aumentarem sua participação e, claro, seu faturamento. A palavra do momento neste setor é: diversificação.

Artigo original: BIRD, K. Dermatologist support for UV filters in hair care. Acesso em 25/11/2007.