7 anos de mercado e tendências

Nesses sete anos de Cosmética em Foco, como já contei aqui, tivemos muitas surpresas boas. O convite para participar de congressos e reportagens sobre cosméticos são algumas delas. No entanto, para qualquer pesquisador, citações são sempre muito relevantes. Já fomos citados em trabalhos acadêmicos e este ano fomos citados no Caderno de Tendências da Abihpec.

Caderno de Tendências 2014-2015

Especialmente pelo uso da neomasculinidade, que foi proposta durante minha pesquisa de mestrado e apresentada no Men’s Beauty Show de 2012 (leia um resumo aqui). Segue o trecho da página 138:

“O evento ‘Men’s Beauty Show’, um congresso voltado para o cuidado e bem-estar do novo homem, ocorrido em dezembro’12, apresentou a proposta da neomasculinidade: desvincular masculinidade de sexualidade e permitir ao homem cuidar de si, viver a família, cuidar dos filhos, ser mais carinhoso e atencioso, sem com isso deixar de ser viril e ter que questionar sua sexualidade. Ser homem é uma coisa. Ser hetero, homo, bi ou pansexual é outra. Estes homens perceberam que não é preciso deixar sua masculinidade de lado para ser adepto aos tratamentos estéticos e fazer o uso de cosméticos voltados para este mercado em crescimento.”

Para quem se interessou, o Caderno de Tendências 2014/2015 da Abihpec, ABDI e Sebrae está disponível para download neste link.